Bem Vindos

Bem Vindos
Este é o meu cantinho mágico, onde os sonhos se tornam realidade!

sábado, 18 de dezembro de 2010

As bonequinhas que encantam o mundo do Patchwork


Há muitos tempo elas encantam ...tem o cheirinho de minha infância ,bordadas na cozinha de minha mãe , mas a sua história começou muito antes e tem a sua origem na Inglaterra...

O texto a seguir ,foi enviado por uma amiga,que curiosa pesquisou na Internet como tudo começou...




Sunbonnet Sue é o nome pelo qual ficou conhecido o popular desenho da bonequinha cujo rosto está sempre escondido por um gorro ou chapéu. Apareceu pela primeira vez em 1867, na Inglaterra, nos livros infantis escritos e ilustrados por Kate Greenway.

Em 1876, na Feira do Centenário da Filadélfia, as bonequinhas foram introduzidas e começaram a se popularizar nos Estados Unidos. Em 1902, Bertha Cobbert, escritora e ilustradora de Minneapolis, publicou o livro "The Sunbonnet Babies" com ilustrações de meninos e meninas com o rosto coberto pelos chapéus. As ilustrações ficaram tão populares que passaram a ser impressas em tecidos, canecas etc.

Em 1915, na cidade de Amboy em Minesota, Alice Brown fez o primeiro Sunbonnet quilt para presentear sua neta.

Depois de um tempo esquecidas, as bonequinhas voltaram a aparecer com mais intensidade nos anos 1980, muitas vezes adaptadas para exprimir idéias modernas, sentimentos e aspirações das quilters feministas.

Além de Sunbonnet Sue, as bonequinhas também são conhecidas como Menina do Chapéu, Dutch Doll, Bonie Bonnet, SunBonnet Babies, Carmem (menina mexicana/espanhola com chapéu) e o similar masculino é chamado Bill Bonnet.

No ano de 2002 foi comemorado o centenário das Sunbonnets.

Um comentário:

  1. Son adorables!!!!! antes las hacia en tarjetas de felicitacion. He visto que quedan lindas en cuadros sobre isopor.
    Muchas gracias por compartir la historia.
    Besos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho ...